quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Meditação na sala de aula


Crianças são super ativas por natureza e quando ficam juntas numa sala é quase impossível mante-las  quietas por muito tempo, como consequência desse comportamento impulsivo elas se tornam desatentas e inquietas, prejudicando assim a sua capacidade e a do colega de estudarem. 


Para o desenho, a atenção e a concentração são capacidades fundamentais. Depois de explicar sobre o valor da concentração e a importância da atenção, decidimos praticar todo o começo de aula, um pequeno relaxamento seguido de meditação, para exercitarem a capacidade de concentração.



Os alunos adoraram a idéia, eles se entregam a prática mesmo, apenas um ou dois abrem os olhos durante a atividade. No começo eles tinham medo de ficarem com os olhos fechados, mas com o tempo se acostumaram e estão gostando de conhecer outras atividades do corpo como a audição e a respiração por exemplo.

Ainda nestas praticas de meditação, exercitamos a imaginação, o relaxamento do corpo, e a memória, quando recordamos retrospectivamente o ocorrido no dia.

Como resultado, eles ficam 50% mais tranquilos e atentos, prontos para a prática do desenho e de pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário